Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Arquivo Rua Direita

Arquivo Rua Direita

25
Set09

Finalmente, a Declaração de Voto

João Ferreira Rebelo

Eram algumas as certezas e bastantes as dúvidas quando entrei para a Rua Direita. Mas a pouco e pouco, graças à troca de ideias e à discussão proporcionada, as certezas chegaram. E chegaram com convicção.


 


Não há partidos perfeitos. Não há dirigentes perfeitos. Mas há partidos e dirigentes que mostram mais trabalho, mais seriedade e mais mérito. E a clareza com que o CDS falou ao longo desta campanha, quer se goste ou não, veio mostrar isso mesmo. Que há diferenças. Que há alternativa.


 


É por isso que, a 2 dias das eleições, acredito que o CDS é “a” alternativa séria e credível. Que o CDS tem para oferecer um caminho a todos os que precisam de voltar a acreditar que é possível fazer boa política.


 


E quanto ao voto útil, de que muito se tem falado e sobre o qual recomendo os vários textos que aqui na Rua Direita se têm escrito, é altura de dar esse voto útil ao CDS. Ao longo das últimas eleições muitos foram os eleitores que, por causa do voto útil, retiram o seu apoio ao CDS. A prova de que afinal essa opção não teve qualquer utilidade está vista. Um Portugal pobre e enganado. Útil é apoiar quem precisa e o CDS precisa que a grande maioria silenciosa e que a verdadeira Direita se cheguem à frente no próximo Domingo.


 


Estou convencido. Votarei CDS e apelo a todos que acreditam na liberdade, no mérito e na política de excelência que dia 28 sejam “úteis” ao CDS e ao país!

22
Set09

As mensagens de Gripe A da Direcção-Geral de Saúde

João Ferreira Rebelo

Desde o passado fim-de-semana que os Portugueses em bloco (e não do Bloco…) têm recebido no(s) telemóvel(eis) uma mensagem escrita da Direcção-Geral de Saúde (“DGS”) relativamente à Gripe. Eu já fui vítima dessa mensagem no Domingo passado.


 


Contudo, apesar do meio expedito de comunicação, nada de novo. Ficar em casa e ligar para a Saúde 24.


 


Interrogo-me duplamente: Como tem a DGS o meu contacto? Como obteve autorização para o ter? Qualquer uma das respostas que antecipo não me agrada. Ou tem porque o pediu às operadoras de telemóveis, que aceitaram sem ripostar, ou tem porque a Comissão Nacional de Protecção de Dados autorizou que fossem dados os contactos dos utilizadores para o efeito em apreço.


 


Por outro lado, tudo isto me irrita ainda mais porque não passa de um aproveitamento político de uma Gripe. É sabido que nos últimos 15 dias os casos de Gripe A diminuíram drasticamente comparados com o mês de Agosto. Na verdade, alguns hospitais não registaram qualquer caso de Gripe A nas últimas duas semanas. Mas o Governo continua alegremente a brindar-nos com medidas, extraordinárias, entenda-se, para combater essa grande pandemia.


 


Mais uma vez, Bravo, Eng.º Sócrates, muito obrigado pela sms que me enviou, é muito útil!

17
Set09

Identificação Popular

João Ferreira Rebelo

Há um aspecto claro que tem marcado esta campanha e que merece atenção. A identificação popular.


 


Talvez por estarmos num momento de descrédito em relação ao sistema político e aos governantes, sinto que nestas eleições os Portugueses estão mais receptivos a determinados discursos, nomeadamente a discursos claros e objectivos.


 


Claramente neste ponto o CDS tem marcado posição e o eleitorado tem apreciado essa conduta. O CDS e a sua máquina têm falado claro, quer nos debates quer nas iniciativas de rua e o resultado tem sido também ele claro.


 


O eleitorado finalmente percebe o que um partido tem para dizer. O eleitorado identifica-se, finalmente, com aquilo que um dirigente político afirma. De facto, nos km que o CDS tem percorrido nota-se, dia após dia, um aproximar dos cidadãos, o seu interesse por aquilo que se diz. Quer se concorde quer não, a verdade é que as medidas do CDS para a economia/finanças, segurança social, saúde, entre outras, têm sido apreendidas e objecto de reflexão.


 


Afinal, falar claro ainda compensa. Veremos!

10
Set09

O Corredor do Poder

João Ferreira Rebelo

Ana Drago indignou-se com Nuno Melo no Corredor do Poder por este ter colado o BE à Festa do Charro.


 


Mudam-se os tempos, mudam-se às vontades. Há uns tempos atrás Ana Drago veria esta afirmação como um elogio, mas agora, como o objectivo é mostrar um BE sério e governável (?) já não gostou.


 

10
Set09

Ainda o Debate: A Confirmação

João Ferreira Rebelo

O debate confirmou. MFL sabe a pouco, mas quer muito. MFL não gosta muito de discutir, nem sequer de conversar. Gosta de mandar, à sua maneira.


 


As ideias que tem até parecem boas, mas pecam por falta de concretização. Mais uma vez, ficou demonstrado o pânico que MFL tem a compromissos. No seu entender, o dia-a-dia mostrar-lhe-á o caminho e seguir e os portugueses deverão acreditar na sua capacidade para a cada momento saber o que fazer. Contudo, acho que assim não se safa...

08
Set09

Os Debates e a Segurança Social

João Ferreira Rebelo

Outro dos temas que tem sido muito abordado nos debates com os líderes dos 5 principais partidos é a Segurança Social. Contudo, também aqui se tem dito pouco e com pouca profundidade.


 


Já em final de legislatura, foi aprovado na Assembleia da República o novo Código da Segurança Social, tendo também sido o mesmo promulgado pelo Presidente da República. Este novo texto introduz alterações profundas no regime e pouco ou nada se tem falado das mesmas.

 

O impacto ao nível do tecido empresarial e das próprias famílias deste novo Código é bastante significativo. A título de exemplo, refira-se que também os empregadores passarão a contribuir para a Segurança Social pelos prestadores de serviço que tiverem nas suas empresas. Tal medida agrava ainda mais a precária situação financeira que as PME estão a atravessar.

 

Seria útil ouvir qual a opinião dos partidos da oposição sobre este novo Código e trazer para a discussão quais as medidas que serão tomadas neste campo próxima legislatura.
08
Set09

CDS, o Liberalismo, a Saúde e ainda os Debates (2)

João Ferreira Rebelo

Nos últimos debates, bem como nas últimos encontros entre representantes dos partidos, como foi caso do Prós e Contras de ontem, tem vindo à discussão, com grande fervor, a questão da saúde.


 


Os típicos partidos de esquerda insistem na manutenção de um SNS solitário. PSD e CDS, este último de forma mais clara, sugerem a colaboração do sector privado e social para diminuir as listas de espera e assim garantir a universalidade de acesso a cuidados de saúde.


 


Parece-me contudo que as propostas da direita merecem uma abordagem mais esclarecedora que até ao momento não foi feita. Desde logo porque tem ficado a ideia que essa complementaridade do sector social e privado é um mal menor, na medida em que pode resolver o problema das listas de espera, mas é mais cara e não oferece tanta qualidade.


 


Ora, esta ideia é errada em toda a sua extensão. Efectivamente, a oferta dos privados pode não ser mais cara e seguramente há privados que oferecem mais garantias de qualidade do que muitos públicos. Por um lado, veja-se quanto à competitividade dos preços praticados pelos privados a notícia que saiu no Expresso e que se referiu aqui. Por outro, temos um conjunto já considerável de unidades de saúde privadas que oferecem cuidados bastante diferenciados, como sejam, os hospitais Cuf e as recentes unidades dos Grupos HPP e Espírito Santo Saúde.


 


Assim, será sensato concluir que a participação dos privados e do sector social na saúde não é um mal menor, mas antes um caminho que pode trazer grandes vantagens, sobretudo aos beneficiários de cuidados de saúde.

07
Set09

Prós e Contras em Directo

João Ferreira Rebelo

Nota 20 para Assunção Cristas pela forma clara e concisa como apresentou as linhas gerais do Programa do CDS na área da economia: baixa de impostos para estimular o desenvolvimento das PME e devolver poder de compra às famílias.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

ruadireitablog [at] gmail.com

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D