Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Arquivo Rua Direita

Arquivo Rua Direita

28
Set09

Post Match Report

Carlos Martins

Real politics, agora.


 


Por fim Portugal chega a uma disposição parlamentar diversificada, numa altura de maturidade democrática. Sintomático do modo diferente de pensar a sociedade dos eleitores, mas também da diversidade de propostas programáticas.


 


Não há como esconder, a agenda do CDS é a mais pragmática, incisiva e concreta. E o Povo disse que essas ideias deveriam ser olhadas de forma irremediável. 


 


Ao PS resta negociar. Negociar com o tempo, se quiser cair e arriscar maioria absoluta. Negociar com Cavaco para aproveitar a sua fragilidade. Negociar com a Esquerda e hipotecar o futuro do País, contrariando a vontade de 10,5% dos eleitores que quiseram colocar o CDS como terceira força do Parlamento, e portanto, como elemento decisivo na tomada de decisões. 


 


O PS pode ainda negociar com o CDS. O caderno de encargos do CDS é claro e sendo também útil e bem estruturado, não me parece impossível alcançar um acordo com os Socialistas para dotar o Governo de alguma estabilidade. Acordo, não coligação, que fique claro. 


 


Qualquer negociação com os socialistas tem de partir de uma base do principio que há demasiadas políticas incompatíveis com o programa do CDS. Demasiadas diferenças. Mas o Povo quer que o PS tenha em atenção as propostas do CDS. E assim será. Pontualmente e sem nunca trair aqueles que convictamente votaram no CDS contra as políticas de José Socrates.

28
Set09

Parabéns Ruas Direitas !

Carlos Martins

Que resultado fantástico este do CDS-PP. Antes de qualquer comentário, quero dar os parabéns a todos aqueles que acreditaram que na política as ideias firmes mas concretas, coerentes, mas úteis, honestas, mas necessárias, podem e ganham votos.


 


Parabéns ao Micha (o meu Presidente!!!) e a todos os novos deputados do CDS que tanto se esforçaram por merecer a confiança dos portugueses!


 


Parabéns também - permitam-me - a todos os moradores desta Rua Direita que de uma maneira muito própria também fizeram com que o CDS seja hoje mais do que nunca uma alternativa real, com ideias diferentes e diferenciadas.


 


A todos, por fim, que silenciosamente preferiram pensar como nós, muito obrigado !

24
Set09

A não-campanha eleitoral continua

Carlos Martins

É inevitavel, estes últimos dias não vão dar nada de novo aos eleitores em termos de políticas concretas para o futuro dos proximos 4 anos em Portugal.


 


Os Partidos do Centrão vão estar - para variar - preocupados com o curto prazo, neste caso, preocupados em condicionar / planear acordos e cenários pós-eleitorais. Como ninguém vai querer admitir que vai fazer coligações, nenhum eleitor vai poder decidir em consciencia o futuro Governo do País. E como também não discutem política a sério, também ninguem vai saber em que programa estão a votar.


 


Decididamente, o voto no CDS é o voto mais claro e definido. Sabe-se exactamente o que se obtem e os vectores programáticos. Tudo o resto é uma poeira "utilitária" do voto.

22
Set09

A Peixeirada e o Publicogate

Carlos Martins

Portas visita feiras e mercados, mas é o PSD que faz a peixeirada do costume.


 


Cavaco despede o assessor por cumprir as ordens do PR, sem explicar porquê (deve ser normal haver rumores de escutas ao representante máximo da nação e este despedir quem supostamente lançou o boato a seu mando para os jornais - perceberam a lógica ? eu não...).


 


Depois MFL fala em asfixia democrática sabe-se la de quem e de onde, e deixa no ar o clima de medo na sociedade portuguesa.


 


Para apimentar, surge o clássico João Jardim a disparar em todas as direcções, e vincando a verticalidade do PR.


 


E para compor o ramalhete, o inevitável Pacheco Pereira, com as suas sempre fresquinhas postas de pescada, que apodrecem no ar do Abrupto.


 


Sinceramente, é nisto que querem depositar o voto útilo à direita !?

21
Set09

Uma questão de educação

Carlos Martins

No UK discute-se onde poderá o Governo poupar nos custos para enfrentar o escalar da despesa pública, consequencia da crise financeira mundial.


 


Tanto trabalhistas como conservadores parecem ter concordado em cortar severamente nas despesas com a educação (apenas um dos campos onde o Governo irá cortar na despesa), nomeadamente no ensino superior, onde os student loans vao perder taxas bonificadas, as propinas aumentam e as bolsas diminuem. Só aqui, o UK espera poupar mais de 3 mil milhões de GBP.


 


Em Portugal discute-se onde e quanto mais se deve gastar.

21
Set09

E eis que começa a não-campanha do voto útil (II)

Carlos Martins

PS e PSD passaram os últimos dias a discutir:


 


1. Se Portugal é ou não uma provincia de Espanha;


 


2. Se o PSD pagou aos proprios militantes para votações internas;


 


3. Se Manuel Alegre é socialista convicto a 50% ou bloquista moderado a 36,6% (e ja agora, se o cravo na lapela é uma espécie de ISO2000 para denominar a qualidade de um político)


 


4. Se a Madeira é ou não asfixiada democraticamente;


 


5. Se o PR disse ou não disse para um assessor dizer ou não dizer a um jornal que publicasse ou não publicasse que estava com medo que um outro assessor (do Primeiro-Ministro) estivesse a cuscar ou mandar alguem cuscar as suas conversas. Isto tudo, passado há mais de 17 meses, sem que ninguem se sentisse ofendido na altura (o que se fosse verdade, seria gravíssimo).


 


 


Ou seja, problemas do país, nenhum dos partidos do centrão quer discutir. E é este o voto útil ?

21
Set09

E eis que começa a não-campanha do voto útil

Carlos Martins

PS e PSD já afiaram as garras para o voto útil. Não que a utilidade do voto seja evidente, mas o argumento está sempre lá. Não mostram ideias, não mostram soluções, é tudo mais do mesmo, e ainda assim, é-lhes permitido com toda a arrogancia exigir a confluencia de votos.


 


Pobre da democracia que se permite a achar que para governar é preciso maiorias absolutas. 


 


 

21
Set09

As escolhas do militante Marcelo

Carlos Martins

Ok, o assunto não é novo, mas este domingo passaram-se alguns limites do aceitavel. Marcelo Rebelo de Sousa é, como toda a gente sabe, militante do PSD. Mas também comentador da RTP. Se por um lado entendo que não possa fazer-se passar por imparcial, embora aparente querer, fazer um apelo descarado - desesperado? -  ao voto útil no PSD é claramente um abuso. Ainda para mais na televisão pública. 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

ruadireitablog [at] gmail.com

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D