Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arquivo Rua Direita

Arquivo Rua Direita

30
Jul09

Criar Condições para o Crescimento II

Tomás Belchior

Qualquer governo verdadeiramente interessado em fazer o país crescer devia fazer uma coisa muito simples: sair da frente. Criar condições para a inovação significa tomar medidas a montante desta, não a jusante. Significa garantir direitos de propriedade e o primado da lei, significa implementar políticas macroeconómicas que visem a estabilidade, significa assegurar mercados concorrenciais, significa abrir o país ao comércio e ao investimento externo, significa desenvolver uma cultura de empreendedorismo. Em qualquer um destes domínios há muito por fazer em Portugal.  O resto, como diz o Adolfo, é apenas estatismo. A inovação, quando e se acontecer, não aterrará de avião em Alcochete, nem chegará pela rede europeia de alta velocidade. Nas palavras imortais do Gill Scott-Heron, the revolution will not be televised.


 


Relacionado: Criar Condições para o Crescimento

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Tomás Belchior 30.07.2009

    Caro Pirata, posso perguntar-lhe porque razão acha que não é oportuna esta ideia?
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 30.07.2009

    Caro Tomás Belchior,
    Fui lacónico, mas explico-me.
    Os aspectos que refere no seu texto são, certamente importantes, mas não chegam, isto é, não basta ao governo (o deste país ou de outro qualquer) criar condições para o empreendedorismo e deixar a mão invisível fazer o resto. Não faço interpretações dramáticas da crise financeira, que tenha ditado o fim do capitalismo, que exija mudanças de paradigma, etc., mas parece-me que os eventos do último ano nos obrigam a aceitar que o papel regulador do Estado é fundamental, e que uma das causas que concorreu para a crise foi justamente a falência do exercício desse papel (veja-se as propostas agora, e tardiamente, apresentadas pela Comissão Europeia nesta matéria). Por isso acho a sua ideia inoportuna, e, de resto, não é acompanhada pelos governos europeus (nem sequer, neste momento, pelo americano, mas admito que do outro lado do Atlântico a bitola seja muito diferente).

    Por outro lado, e no contexto de uma crise económica, aceito com mais facilidade a argumentação dos economistas que defendem que o Estado pode e deve ter um papel importante na recuperação da economia, repondo a confiança, criando condições de investimento (público e privado), travando uma subida descontrolada do desemprego, etc.
    Em suma: acredito que o Estado pode e deve ter um papel importante na criação de um ambiente económico estável, agindo na qualidade de regulador e de agente económico (a extensão da actuação é, com certeza, discutível, e deve ser variável consoante o ciclo ou contra-ciclo que se atravesse). Discordo por isso de uma postura ultraliberal (para não lhe chamar "neo", que começa a deixar de estar na moda) de "hands off", ou "sair da frente", postura essa que, acredito, foi em boa parte responsável pela crise que agora atravessamos. Até hoje ainda ninguém me acusou de estatismo, mas para tudo há uma primeira vez...
    abraço
  • Caro Anónimo,
    O seu pensamento parte do princípio que o Estado sabe distribuir recursos pela Economia, no presente momento e intertemporalmente, o que é um absurdo.
    Percebo a atração pela ideia, mas quer dizer, estamos a falar dos mesmos políticos e burocratas que não controlam o OE, que conseguem apresentar um exemplo de uma empresa pública bem gerida, cujos serviços são um insulto vivo aos cidadãos.
    Esta gente é patentamente incompetente para governar ou dar jeitos à Economia, ou regulá-la, ou sequer analisá-la. Mas mesmo assim assume-se que por estarem supostamente a agir sobre variáveis macroeconómicas (que têm efeitos mágicos), sabem o que fazem.
    Nos EUA o Estado não só não fazia ideia que vinha aí uma bolha, como a empolou por via legislativa, como agora está a conferir mais poderes à instituição que a criou - o Fed. As soluções poderão prevenir outra bolha igual de aparecer, mas têm o mesmo efeito terapêutico de uma sangria à século XVI.
    E por cá insiste-se em agir sobre os sintomas de uma economia pouco competitiva (impedindo empresas de fecharem, criando empregos que não subsistirão se a ajuda do Estado cessar, etc), não compreendendo que o mercado está a corrigir erros passados.
    E é este Estado que terá a responsabilidade de fazer que as coisas sejam mais suaves...
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Contacto

    ruadireitablog [at] gmail.com

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D