Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arquivo Rua Direita

Arquivo Rua Direita

14
Set09

Notas sobre os debates

Diogo Duarte Campos

Sem prejuízo de uma análise mais cuidada (mais pormenorizada), as primeiras ilações que tiro da série de debates são a seguinte:


 



  • CDS/PP – Foi o grande vencedor da séria de debates: Portas foi o único líder partidário que, de acordo com o Sol e a generalidade dos comentadores, venceu todos os debates e, sobretudo, ganhou aos seus concorrentes directos: Sócrates e MFL. Notou-se também um programa bem construído, bem explicado e explicável o que ajudou – e muito - PP a fazer a diferença.

     





  • BE – Foi o grande perdedor da ronda debates. Foi ao tapete com Sócrates e perdeu aos pontos com PP; apenas empatou com MFL e anulou com Jerónimo. Parece que Louçã se assusta com o que ele próprio propõe e os portugueses descobriram que afinal o BE nada tem de moderno. Louçã, desta vez, aguentou-se e não disse que Portas não podia falar de aborto porque não tinha filhos. Mas esteve várias vezes perto dessa radicalismo e intransigência.

     





  • PS – Embora tenha prestado um serviço ao País vencendo por KO Louçã, perdeu claramente com Portas e apenas empatou com MFL, pelo que não pode ser considerado um vencedor. Tem a extraordinária habilidade de, mesmo em debates, não responder ao que lhe é perguntado… O problema é que o que lhe é perguntado pelos jornalistas é o que o povo quer saber e não os discursos colados que já cansam toda a gente. PSD – MFL partiu para os debates com a síndrome da derrota e a verdade é que apenas perdeu com Portas. Empatou com o Sócrates, mas mantendo sempre ar de seriedade que julgo que cativa.

     





  • PCP – Jerónimo não teve nenhum grande debate. Sobretudo com Louçã exigia-se uma atitude mais acutilante, desmontando a pseudo modernice de Louçã. Preferiu fumar um cachimbo da paz com Louçã, reunindo esforço no ataque a Sócrates. Julgo que fez mal. Ainda assim, Jerónimo esteve particularmente combativo na defesa do seu eleitorado tradicional e não perdeu clamorosamente nenhum debate como Louçã. Julgo que o PCP vai ter mais votos que o BE.

3 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

ruadireitablog [at] gmail.com

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D